Minha foto
Eu me contradigo? Pois bem, eu me contradigo. Sou vasto, contenho multidões. (W.Whitman)

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Monólogo matinal

- Bom dia meu caro.
- Hummm, bom dia.
- Como passou a noite?
- Pli malpli, como se diz em Esperanto.
- Ora vamos, nada de pessimismo, então, como passou?
- Dormi.
Pedro Casquilho

-Muito engraçado. Por uma convenção internacional criada não sei em que obscuro momento da humanidade, dormimos à noite. E de manhã nos levantamos como é também convencionado.


- Penso nela...
- E daí. Ainda vai pensar por muito tempo, mas verá que a frequencia e a intensidade vão diminuindo com o passar dos dias. Ainda vai se surpreender pensando em outra pessoa ao despertar.
- Agora, levantemo-nos. Arriva, hombre!!! hahaha!
- Tenho saudades, que faço com a saudade?
- Guarde-a para ti, se quiseres. Não quero saber da tua saudade. Vê aquela luz azulada por cima da montanha? É o sol que vem nascendo. Logo estará brilhante e lúcido e é assim todos os dias, mesmo que você fique aí prostrado com tua saudade, tuas lamurias inúteis, teu pessimismo exagerado. Alguém já disse que estás enganado, verás em breve que é verdade. Portanto, mesmo contra tua vontade, sacuda essa ilusão como um cão sacode as pulgas. Hoje estou para humorista, percebeu? É que temos a vida de graça, temos nosso trabalho que é gratificante, temos os olhos bons para olhar a beleza que outros não podem ver, temos o coração generoso e uma alma de poeta. Esta ultima já não é tão boa mas, pelo menos escrevemos coisas absurdas que os outros leem por diversão.
- Não consigo ficar triste com você falando assim...
- Claro que não consegue. Como pode pensar nisso de maneira viciosa, todos os dias sem se dar conta do tempo que perdes, do tempo roubado à alegria que tens de sobra na alma? Abra as portas do sorriso e deixe essa aragem nova entrar. Melhor, ria alto como sempre fez. Ria alto o mais que puder, que teu riso seja ouvido ao teu redor e se espraia sobre tua vizinhança como esse sol que está prestes a nascer.
Já dormiste demais, já choraste demais; foi um dia chuvoso e frio que passou pela tua vida. Pense na luz da primavera, nos campos de flores silvestres, nas maritacas que vêm cantar em algazarra nos telhados próximos à tua janela, pense no perfume que exalam as árvores da rua ao amanhecer, e no colorido que elas te proporcionam. Pessoas te adoram, mesmo aqui bem próximo de ti. Um filho tem amor incondicional e sois ainda seu herói desde a infância. Seja então herói de verdade. Levanta-te e anda! ó maluco! Que tens a vida plena e lamentas um sentimento que outro não te dedicou.
E agora vamos tomar um café quente que me cansei desse palrear inútil. O dia promete... haha!
O outro se cala, vencido. Um sorriso insinua-se no rosto inchado de quem acabou de acordar, os cabelos amarfanhados no travesseiro.
Um suspiro profundo e salto da cama. Corro ao banheiro para me lavar pensando na melhor roupa para usar nesse dia especial.